Capela de Nossa Senhora da Praia
de Villa Guida

Capela particular da Vila Guida, na Praia das Maçãs, foi mandada construir por Alfredo Keil, em 1891. 

Hoje é, gentilmente, cedida pela família Pacheco de Castro.  

É utilizada pela comunidade local e é sede da Irmandade de Nossa Senhora da Praia, com Registo no Patriarcado de Lisboa em 2011, que promove o culto e organiza as festividades anuais, no último fim-de-semana de Agosto, em Honra da sua Padroeira, que inclui a famosa procissão à praia.

Aqui também se venera a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Surfistas da Praia das Maçãs. Esta imagem tem a particularidade de Nossa Senhora estar em cima de uma prancha de Surf.


Veja o vídeo dos 125 anos da Festa de Nossa Senhora da Praia: 


Círio de Nossa Senhora da Praia 

O Círio de Nossa Senhora da Praia que nasceu em 1897, por iniciativa de Alfredo Keil e foi efetuado pela última vez em 1944, tinha o seu inicio na Vila de Colares para as Azenhas do Mar.

Também José Alfredo Azevedo, abordou o tema do Círio da Praia das Maçãs , reportando que nesse ano (1897): "Para além das cerimónias tradicionais meteu um galeão que "navegou" em terra puxado por duas juntas de bois, conduzido a banda dos Voluntários de Colares" mas em "1898 a coisa não correu da melhor maneira. 

Embora com três círios, de Colares, Sintra e Almoçageme, Alfredo Keil, por razões que não se conseguiu apurar, não franqueou a sua capela. Logo os festeiros resolveram construir outra, em terreno oferecido pelo Pe. Matias del Campo, no outro lado do areal, na eminência conhecida por Ponta da Vigia.

Chegou a ser anunciado o início das obras, mas a capela que seria da mesma invocação, nunca foi construída." 

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - COLARES
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora