Ermida de São Saturnino

"A meio caminho entre Sintra e o litoral, entre os 300 e os 490 metros de altitude, sujeita a fortes ventos marítimos, a Peninha é uma janela panorâmica sobre a quase totalidade do Parque Natural Sintra-Cascais avistando-se a orla costeira do Cabo Espichel até ao Cabo Carvoeiro. 

Lugar sagrado desde tempos imemoráveis, sabe-se que no século XII já existia por lá a ermida de São Saturnino, por quanto D. Paio Peres, signifer e companheiro de D. Afonso Henriques, depois da morte do monarca solicitou a D. Sancho I autorização para se isolar na dita ermida, obra desenvolvida por Pêro Pais, alferes e porta-estandarte do primeiro rei de Portugal, na reconquista da região de Lisboa, embora o local já fosse de culto desde os povos mais antigos, como Celtas, Lusitanos, Romanos, Visigodos. 

No Arco Triunfal, no rebordo da cantaria encontra-se uma cruz simples a fresco, e por cima, outra cruz dos templários, mas quase impercetível ou vestigial. Supõe-se ter sido revestida a frescos. 

Em 2017, A Parques de Sintra, o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e a EMAC (Empresa Municipal de Ambiente e Cascais) assinaram um protocolo para gestão da Quinta da Peninha. Neste âmbito, cabe à Parques de Sintra a reabilitação e a gestão do conjunto edificado do Santuário da Peninha, a fim de assegurar boas condições para a fruição deste património pelo público. 

A Ermida encontra-se em elevado grau de ruína e vandalismo, mas esperamos que este consorcio venham assegurar as boas condições para a proteção deste património.

Por curiosidade, existe um Estandarte dedicado a São Saturnino em veneração, aquando da Procissão de Nossa Senhora da Graça, em Almoçageme.

https://www.parquesdesintra.pt/pt/parques-monumentos/santuario-da-peninha/
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - COLARES
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora