Escuteiros
O Agrupamento de Colares foi fundado no início da década de 90, deu os seus primeiros passos com as dificuldades inerentes a um grupo muito jovem e com pouca experiência escutista.
A liderança inicial coube ao Pároco de Colares à data, que encontrou nos escuteiros uma forma fiável de ajudar a formação integral dos jovens da comunidade local de Colares.
A quase ausência inicial de dirigentes e o difícil processo burocrático para a criação do Agrupamento foram os primeiros desafios a ultrapassar.
Logo de seguida surgiram os desafios relacionados com a necessidade de traçar o caminho a seguir pelo Agrupamento, delineando os objetivos desejados para cada uma das quatro Secções, com os seus projetos e atividades bem específicos.
A heterogeneidade dos elementos animadores e dirigentes, e os conflitos provocados pelas diferentes formas da vivência escutista, foram suplantados. Desde a data da sua fundação até aos dias de hoje foram já muitas dezenas de jovens que tiveram a oportunidade de crescer e vivenciar a experiência escutista, que para a grande maioria deixou marcas muito positivas e profundamente importantes para as suas vidas.
Atualmente a Sede do Agrupamento está situada no antigo Mercado Municipal do Mucifal, no Largo da Nossa Senhora das Dores, ao lado da Capela.
A nova Sede foi inaugurada no início de Março de 2019, depois de pequenas obras com a ajuda de escuteiros e pais.
O Agrupamento conta com um efetivo de cerca de 30 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 60 anos.
É um Agrupamento que cresce com todos estas crianças e jovens, com a presença de todos os seus Pais e ainda com toda a Comunidade local, desejando que todos possam beneficiar e desfrutar do Escutismo e do gosto que os Escuteiros têm de Servir o próximo, não fosse o nosso lema "Sempre Alerta para Servir".
O Escutismo, dal qual fazemos parte, é um movimento de educação não formal de jovens, baseado na adesão voluntária dos seus membros, acessível a todos, não político e independente, tendo em vista a construção de um mundo melhor.
A sua principal finalidade é contribuir para a educação dos jovens, rapazes e raparigas, através de um sistema de autoeducação progressiva baseado num sistema de valores - adesão à Lei e Promessa do Escutismo - de acordo com o ideal de B-P.