Ex-Párocos e Diáconos

O Diácono Anastácio Costa Saldanha, nasceu em Oliveira de Santa Maria, Vila Nova de Famalicão, no dia 13 de Fevereiro de 1947.

Recebeu o Sacramento da Ordem a 2 de Julho de 2000.

Faleceu na madrugada do dia 26 de Fevereiro de 2021, nunca deixando de exercer as suas funções na Paróquia, incentivando, sempre, todos a atingir a Santidade.  


"Estou na Igreja para Servir. Servir a Deus, e a quem de mim precisar!"





O Padre Paulo Manuel Jorge Gerardo, nasceu em Benedita, Concelho de Alcobaça, no dia 30 de Novembro de 1963.

Foi Ordenado no dia 7 de Julho de 1991.

Foi Pároco de Colares entre Setembro de 1996 e Setembro de 2006 , tendo seguido para as Paróquias de Santo Isidoro e Sobral da Abelheira.


" A Paróquia que me ensinou a ser pároco"


O Padre Manuel Moura Machado, nasceu em Mondim de Basto, Diocese de Vila Real, a 1 de Abril de 1956. 

Foi ordenado a 30 de Junho de 1985, no Mosteiro dos Jerónimos. 

Foi Pároco de Colares entre 1986 e 1996, tendo seguido para incardinação na Diocese de Vila Real. 

Atual Pároco de Parada de Monteiros, Pensalvos e São Martinho  de Bornes.

Restaurou a maior parte das igrejas da nossa paróquia, dando a forma como elas se apresentam a data, enriquecendo o seu espólio e inaugurou, com a presença do Eminentíssimo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, a Igreja da Azóia, em 1995.


O Padre António Emílio de Figueiredo, nasceu na Tornada, nas Caldas da Rainha, sendo ordenado em Julho de 1953. 

Foi Pároco de Colares entre 1977 e 1985.  

Conduziu importantes obras de restauro na Igreja Matriz e na Igreja de Almoçageme, levou a paroquia a adquirir o terreno para a construção da Igreja da Azóia e foi o fundador do Centro Social, com a assinatura do acordo de cooperação com a Segurança Social, que teve por base o jardim de infância do Externato Paroquial.

Por essa altura, promoveu o alargamento das instalações do jardim de infância então existente com a construção de um edifício próprio e inaugurou a extensão do Centro Social em Almoçageme, após obras de remodelação da antiga "Casa da Brincadeira" contígua à igreja. 

Por essa altura, promoveu o alargamento das instalações do jardim de infância então existente com a construção de um edifício próprio e inaugurou a extensão do Centro Social em Almoçageme, após obras de remodelação da antiga "Casa da Brincadeira" contígua à igreja. 

Foi Professor, na Sarrazola, de Religião Moral.

Já muito debilitado, passou os seus últimos tempos num lar para idosos das Caldas da Rainha, na companhia de sua irmã, sempre presente. 

Faleceu no dia 22 de Março de 2008. 


O Pe. António Farinha Martins nasceu a 12 de Novembro de 1929.

Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1953.

Foi pároco em Colares entre Novembro de 1975 e Agosto 1977, e era pároco emérito de São Pedro e São João do Estoril.

Faleceu a 1 de Outubro de 2010 e as exéquias fúnebres tiveram lugar no dia 8 de Outubro de 2010 pelas 14h00 na Igreja de São Pedro e São João do Estoril . 


Do Padre Fernando Alberto de Vasconcelos sabemos que era Açoriano. 

Segundo relatos foi indicado para Colares para discernir, em harmonia, com a população paroquial. 

Contudo, por certo, não foi muito fácil, visto as gentes de então, ainda mostravam grandes rivalidades entre localidades e existiam alguns desacatos, algo que hoje, já não se encontra tão marcado. 

Foi-nos, também, relatado, era reconhecido nas ruas do Mucifal, pois conduzia um Volkswagen Pão de Forma do Centro Paroquial de Colares com grande destreza, entre estendais e roupas esvoaçantes.   

Consideravam-no bastante insistente nos Sacramentos Religiosos, de união e reconciliação.  

Esteve connosco entre Novembro de 1971 e Outubro de 1975.

" A verdade e a mentira têm caminhos diferentes. A primeira começa difícil e acaba fácil. A segunda começa fácil e termina difícil. " 



O Pe. Manuel Frazão Baptista nasceu em Pernes, Freguesia do Concelho de Santarém. Veio paroquiar Colares, sucedendo o Pe. Abílio Lourenço, em 1952, julgo que acabado de ordenar-se e aqui se manteve até à sua transferência para a Paróquia de Riachos, Freguesia do Concelho de Torres Novas, em 1971. Para além da sua acção apostólica, propriamente dita, o Pe. Frazão dedicou grande parte da sua actividade em iniciativas de carácter educativo e social. (...) 

No domingo, dia 16 de Setembro de 1962, o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira,  veio a Colares presidir à inauguração do Jardim Escola Santos Inocentes, a funcionar em dependências, devidamente adaptadas a esta finalidade, no edifício da residência paroquial, adquirido graças à iniciativa e à coragem do Pe. Frazão Baptista. Nesse dia, sobre uma mesinha, estava uma lista das necessidades mais imediatas do Jardim Escola, de que destaco, uma furgoneta. Com efeito, nos primeiros tempos, foi o automóvel particular do nosso Prior que assegurou os transportes das crianças, com o Pe. Frazão ao volante. (...)

Considerando a dispersão dos lugares da Freguesia de Colares, e a falta de um sentido comunitário que unisse toda a população, o Pe. Frazão lançou a iniciativa das Jornadas Comunitárias, visando precisamente a criação desse espírito de unidade e levando a população a dar-se conta das imensas potencialidades que teria a Freguesia se, vencidos os sentimentos de bairrismo exacerbado, os valores individuais e locais fossem postos ao serviço da comunidade. (...) 

O Pe. Manuel Frazão Baptista, em 10 de Outubro de 1971, despediu-se da nossa Paróquia para paroquiar em Riachos. Deixou muito trabalho realizado ao longo de 19 anos e muita saudade em todos aqueles que com ele privaram.

O Padre Frazão faleceu dia 17 de Agosto de 2009, no Hospital. O funeral foi realizado no cemitério da Amora, após missa exequial.


O Padre Abílio Lourenço nascido a 22 de Maio de 1922, em Cardigos, Mação, Portalegre, estudou nos Seminários do Patriarcado, de Santarém, Almada e Olivais, tendo sido ordenado presbítero no dia 6 de Julho de 1947.

Foi Pároco de Colares entre Outubro de 1947 e 1952.  

Ao fim da tarde do dia 2 de Julho, faleceu na Casa Sacerdotal do Patriarcado, com 87 anos de idade, o Padre Abílio Lourenço, membro do Presbitério do Patriarcado de Lisboa, sendo as exéquias celebradas na Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, no dia 3 de Julho, às 14h30.

Presidiu à cerimónia o Senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel  Clemente, seguindo-se o funeral para Cardigos.


O Padre António Henriques Teixeira D' Azevedo nasceu a 4 de novembro de 1875. 

Estudou no Seminário de Santarém e foi ordenado sacerdote a 22 de julho de 1900.

Foi Prior Interino e de transição, também, exercia o Cargo de Vigário da Vara de Sintra, estando responsável de Colares entre Junho e Setembro de 1947.

Funções: coadjutor de Almeirim; capelão da Misericórdia de Sintra; coadjutor de S. Martinho (Sintra); pároco de S. Pedro (Sintra), S. Maria (Sintra), S. Martinho (Sintra); vigário da Vara de Sintra; co-fundador da Associação de Caridade de Sintra

Faleceu a 18 de fevereiro de 1955.


Padre António Nunes Pereira - Pároco entre janeiro de 1943 e maio de 1947.


Padre César Augusto Garcia  foi Pároco entre Dezembro de 1933 e Janeiro de 1943.


Padre António Nunes Alberto - Pároco entre dezembro de 1932 a julho de 1933.


Padre Joaquim Lopes Seixal - Pároco entre agosto de 1929 e novembro de 1932.


Um padre espanhol que já vivia em Colares desde 1874, António Matias del Campo, fugido de Espanha por motivos políticos viveu algum tempo em Bragança, posteriormente veio para Lisboa, passando ainda por Montelavar onde foi Capelão, e só depois chegou a Colares vindo desempenhar o cargo de coadjutor, em 1874. 

Em 1891 Alfredo Keil construiu a sua "Vila Guida" em 1889 sendo a terceira edificação da nova Villa, posteriormente em 1891 fez construir , junto à sua "Vila Guida" uma pequena capela, (ver post relacionado neste site) em que o Padre António Matias del Campo realizou a primeira missa , por alma do pai de Alfredo Keil. 

Faleceu em Colares com 74 anos, em 15 de Dezembro de 1917. 

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - COLARES
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora