Igreja de São Sebastião

As origens da Ermida de São Sebastião, localizada no termo de Colares, remontarão aos inícios do século XVI, mas dessa época apenas subsiste uma pia de água benta manuelina. 

O templo quinhentista terá sofrido grande ruína com o terramoto de 1 de Novembro de 1775 e o edifício actual construído no terceiro quartel do século XVIII resulta, muito provavelmente, do traço do arquitecto-mor do reino, Carvalho Negreiros. 

A ermida revela grande qualidade plástica, sobretudo no jogo de volumes e texturas que enquadram a frontaria. 

O prospecto mais original do templo, todavia, reside na planta ovalada da capela-mor e na inacabada torre semi-circular que lhe está adossada, à qual se sobrepujou um singelo campanário". 

A pintura do retábulo do Altar remonta de 1960, o guarda-vento e varandim do Coro Alto são provenientes da Igreja Matriz e varandim do Púlpito foi oferecido em 2020.

Esta igreja é utilizada para o acolhimento e cerimónias fúnebres, estando presente, nas capelas secundárias, as imagens do Senhor dos Passos e do outro lado, de Nossa Senhora da Soledade, que anteriormente eram utilizadas na Procissão do Encontro (não tem sido feita). 

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - COLARES
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora