Irmandade de Nossa Senhora da Praia
"... aqui neste lugar onde simbolicamente o mar e as ondas, que todos os anos abraçam o Teu andor, são afinal a imagem sentida das nossas próprias vidas."
Nossa Senhora da Praia
A Irmandade de Nossa Senhora da Praia das Maçãs, constituída em 21 de maio de 2011 é uma associação pública de fiéis católicos com personalidade canónica e civil sedeada na Capela de Nossa Senhora da Praia, na vila da Praia das Maçãs, freguesia de Colares, concelho de Sintra.
De acordo com os seus estatutos a Irmandade da Nossa Senhora da Praia tem como principais objetivos promover e intensificar o culto de Nossa Senhora da Praia em estreita colaboração como Pároco na vida da Paróquia, tendo em vista sobretudo a celebração da festa do Natal, a Semana Santa, a festa de Nossa Senhora da Assunção e de forma grandiosa, anualmente, no final do Verão, a festa e procissão da Nossa Senhora da Praia.
Hoje com cerca de oito dezenas de membros, a Irmandade pretende estar associada a todas as iniciativas da Paróquia e da comunidade, em todos os momentos e solenidades que entenda promover e sejam compatíveis com a vocação cristã dos seus membros, nomeadamente socorrendo os mais necessitados em ações a que as suas posses a cada momento permitam associar.
Sem prejuízo da sua vocação estatutária é na grande festa anual da Nossa Senhora da Praia que a Irmandade revela toda a sua essência e dedicação. Todos os anos no final do Verão é celebrada uma missa campal, no terreiro fronteiro à pequena ermida mandada erigir por Alfredo Keil, na Vila Guida, gentilmente cedida pela família Pacheco de Castro para ali sediar a Irmandade e as suas atividades.
Esta celebração tradicional foi iniciada há quase 130 anos e mantém-se graças à fé, e dedicação dos Irmãos da Senhora da Praia e de todos aqueles que decidem acorrer para venerar Nossa Senhora nestas paragens, cada vez em maior número e para cujo sucesso muito contribuem a Câmara Municipal de Sintra, a Junta de Freguesia de Colares, a Misericórdia de Sintra e muitos dos comerciantes locais.
Todos os anos a procissão é acompanhada pelo muito público, que percorre as ruas engalanadas da Praia das Maçãs, sendo os vários andores levados aos ombros de voluntários de todas as idades, até ao mar onde, como é tradição o andar do Senhora da Praia entra na água e aguarda pelas sete ondas seguidas que banham tofo o seu esplendor , enquanto uma avioneta passa em voo rasante e lança uma chuva de pétalas sobre a Virgem, sobre o mar e sobre o numeroso público ali presente, na areia e no paredão.
Por fim os andores saem da praia e regressam à ermida, sempre acompanhados, pelos cavalos da GNR, pelas bandas filarmónicas dos Bombeiros locais e pelo muito povo que teima devotamente acompanhar Nossa Senhora até à sua morada habitual.
Desde há cerca de três anos que a Irmandade se tem associado aos festejos da Praia das Maças que proporcionam quatro dias de festejos, com concertos à noite, carrocel, bares, tômbolas, bandas e grupos folclóricos, no parque de estacionamento sobre o mar, quase em frente da ermida.
Em todas estas atividades a Irmandade da Nossa Senhora da Praia e os seus membros tentam contribuir, no dia a dia para uma maior dinamização do culto mariano e da imagem de Nossa Senhora na vila da Praia das Maçãs e da região.
